Articles

OSGi Distribuída: Uma Visão Geral

Entenda como funciona esta extensão do modelo OSGi e o que você pode esperar dela.

Neste artigo são apresentados alguns conceitos sobre OSGi distribuída, uma interessante extensão do framework OSGi. Veremos como são descritos e distribuídos os serviços OSGi, observando ao que este framework se propõe em termos de computação distribuída, além de entender o background de seu funcionamento.
Revista MundoJ Edição 42

Conceitos gerais sobre Controle de Versão

Uma visão geral sobre os conceitos de controle de versão utilizados em projetos de software.

Marcelo Mayworm
mayworm em ieee.org

Resumo. Cada dia torna-se mais comum a utilização de controladores de versão(CVS, Subversion, entre outros) durante o desenvolvimento de software. Porém tenho me deparado com projetos onde a utilização desses controladores de versão não passam de simples backups de arquivo. Ao invés de serem aplicadas tecnicas e processos para controlarem os códigos gerados pelos diversos desenvolvedores, a equipe simplesmente realiza checkout's ao final de cada dia, com a intenção de ter o código fonte salvo em um servidor seguro. Atividades como merge ou criação de branch ainda são temidas pelas equipes tecnicas de projetos de pequenos e até médio porte.


Problemas e soluções em Projetos JEE

Dicas essênciais para gerenciar e tratar riscos em projetos JEE - Entenda alguns cuidados básicos e dicas que podem ajudar a evitar riscos no desenvolvimento de projetos JEE.

Marcelo Mayworm
mayworm em ieee.org

Visão Geral. Quem conhece as práticas recomendadas pelo PMBOK sabe que os riscos dos projetos de software é uma etapa importante no decorrer do projeto, e que deve acontecer antes, durante e após o desenvolvimento do projeto. Esses riscos estão diretamente ligados ao tamanho, complexidade e importantes estratégias de muitos dos sistemas de informação que estão sendo desenvolvidos atualmente.
Em projetos que utilizam a plataforma JEE não é diferente. Apesar de muitas pessoas incorretamente ainda julgarem os projetos baseados na plataforma JEE como sistemas problemáticos, baixa performance, manutenabilidade difícil, ou mesmo desenvolvimento complexo, é fato o sucesso da adoção em larga escala dessa tecnologia em corporações de todos os tipos. Desde o seu surgimento, a plataforma JEE tem atraído diversas equipes de desenvolvimento, as quais buscam utilizar mecanismos como integração, escalabilidade, performance, segurança, produtividade e interoperabilidade. JEE é uma plataforma madura e inúmeros projetos tem se tornado casos de sucesso em todo o mundo.


Comunidades de Prática: Um estudo de caso baseado em Grupo de Usuários Java

Marcelo Mayworm
Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE Sistemas, Brasil
mayworm em ieee.org
http://www.cos.ufrj.br/~mayworm/index.html

Resumo. Esse trabalho é o estudo de uma participação longitudinal de cinco anos em uma
comunidade de prática, o Grupo de Usuários Java, localizado na cidade de Petrópolis. Em
particular, será abordado o processo de desenvolvimento dessa comunidade de prática,
mostrando as etapas e atividades realizadas para a formação, viabilização e sustentação da
mesma. Entre os pontos interessantes está o tratamento de uma comunidade presencial e virtual, com uma distribuição geográfica relevante e aspectos sociais que contribuem para o
compartilhamento do conhecimento. Será realizada uma análise critica mostrando interações, objetivos e o compartilhamento de conhecimentos que existem para que esse tipo de comunidade seja considerada uma comunidade de prática fortemente identificada.


Awareness

Serviços especiais de awareness para interação e colaboração em grupo

Marcelo Mayworm
Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE Sistemas, Brasil
mayworm em ieee.org
http://www.cos.ufrj.br/~mayworm/index.html

Resumo.Aplicações peer-to-peer podem ser acessadas de quase todos os lugares. Redes peer-to-peer suportam compartilhamento e recuperação de informação, mas faltam serviços e mecanismos simples para suportar interações em grupo, evitando perda de awareness. Este trabalho apresentará conceitos e situações de awareness, inclusive dependente de contexto. Serão apresentados diversos serviços especiais de awareness para aplicação de groupware (em particular Instant Messenger), capazes de suportar comunicação e colaboração entre diversos membros de um grupo distribuído.


Orfeu, um sistema para busca e manipulação de arquivos de música

Marcelo Mayworm, Juliana Lucas de Rezende, Vinícios Pereira, Vinicius VonHeld, Amanda Varella, Guilherme Figueiredo, Rógea Rocha, Geraldo Xexeo
Coordenação dos Programas de Pós Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)
Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brazil

Resumo. Esse artigo apresenta um sistema para obtenção e indexação de arquivos da Internet. O primeiro módulo é um framework baseado na tecnologia de web crawling que busca e baixa arquivos de assuntos específicos. Esse framework foi instanciado para buscar arquivos nos formatos MIDI, MusicXML e MP3 em páginas relacionadas à música. O sistema utiliza busca gulosa para visitar páginas e as ordena de acordo com a sua relevância. O segundo módulo converte os arquivos encontrados para um formato específico e os indexa em uma estrutura espacial chamada kd-tree, permitindo que se realize buscas por conteúdo. Dada uma seqüência de oito notas, o sistema recupera as músicas que contenham um ou mais trechos idênticos ou semelhantes ao trecho de entrada.


Reutilização de Software em Sistemas de Comércio Eletrônico

Marcelo Mayworm e Guilherme Figueiredo
Coordenação dos Programas de Pós Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)
Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brazil

Resumo. É fato que hoje em dia aplicações de comércio eletrônico são realidade em grande parte das corporações. Com o advento dessas aplicações, foi dentificado um grande conjunto de necessidades e requisitos a serem atendidos, o que resultou em uma evolução na forma de construir sistemas empresariais. Neste documento, serão abordadas lições aprendidas após uma participação em um projeto de implantação de um e-Marketplace, na qual foi possível identificar potenciais problemas e necessidades específicos da área. Mostraremos a importância de uma arquitetura para atender a necessidade de soluções de comércio eletrônico, trazendo as questões de integração entre aplicações utilizando a Internet como meio, e a importância de componentização e reutilização de software em sistemas empresariais.


Processamento de Documentos Ativos XML

Marcelo Mayworm e Daniela Marques Pereira
Coordenação dos Programas de Pós Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)
Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brazil

Resumo. O framework de integração de dados peer-to-peer AXML surgiu com o desafio de permitir o desenvolvimento de aplicações baseados em dados distribuídos e dinâmicos fornecidos através de documentos ativos XML, documentos estes que possuem chamadas a serviços webs que fazem com que o conteúdo destes documentos seja então variável e dinâmico. Este framework pode ser útil para uma série de aplicações importantes e por isso este relatório tem por objetivo realizar um estudo que visa fazer um estudo do mesmo, procurando levantar suas características, funcionalidades, vantagens e desvantagens. Além deste levantamento, serão descritos os testes realizados com o framework e os resultados obtidos com os mesmo. Os testes tinham por objetivo avaliar as características do framework descritas neste trabalho e analisar seu desempenho e funcionalidade.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License